Corrupto - Isca para Pesca de Arremesso

//Isca para Pesca de Praia: Corrupto

Isca para Pesca de Praia: Corrupto

Corrupto é um crustáceo cavador que pode ser encontrado enterrado nas areias de praias rasas e com areia fina, se alimenta de matéria orgânica em decomposição e pequenos animais marinhos.

Pode alcançar aproximadamente 20 centímetros de comprimento, possui corpo mole e frágil, sua coloração é levemente amarelada com abdome na cor laranja ou vermelha.

Cata do Corrupto pode ser efetuada em dias de lua nova ou cheia, ou seja, dias de maré grande, quando ocorre maior variação na altura do mar num curto espaço de tempo.

O pequeno buraco na areia que identifica a presença desse crustáceo aparece durante o período de vazante da maré, portanto, quando a marcação fica próxima ao ponto zero na tábua de maré.

Para extração dessa eficiente isca de pesca de praia, há necessidade de utilização de uma bomba de sucção, conhecida também como “Bomba de Corrupto”, que geralmente é fabricada artesanalmente com tubo de PVC, borracha na parte interna e outras conexões hidráulicas.

Quando a toca do Corrupto é identificada na areia, o pescador com o auxílio da bomba de corrupto poderá fazer a sucção da areia posicionando esse artefato na vertical, posteriormente ejetar a areia e verificar se a isca foi extraída com êxito, caso contrário é indicado efetuar, pelo menos, mais três tentativas.

Após extração, podem ser utilizados imediatamente na pescaria ou conservados no congelador, visto que, só poderão ser capturados novamente na próxima fase da lua de maré grande.

Aconselha-se tomar cuidado com as iscas maiores, pois esse crustáceo possui duas pinças, uma pequena e outra de grande que pode causar pequenos ferimentos na mão no momento de seu manuseio.

É uma isca natural muito apreciada por pescadores de pesca de arremesso principalmente na pesca dos seguintes peixes:

  • Pampo;
  • Corvina;
  • Papa Terra;
  • Carapeba;
  • Robalo.

Por ser uma isca natural muito frágil é indicado que seja cuidadosamente amarrada no anzol utilizando elastricot (linha para amarrar isca).

Para que o Corrupto tenha extrema eficiência na pescaria, o pescador deve evitar ao máximo que o abdome dela seja rompido, ou seja, a parte de cor laranja/vermelha. Lembrando que não pode ser dividida e deve ser utilizada inteira num único anzol.

Informação importante: em hipótese alguma essa isca pode ser utilizada para consumo humano.

A imagem abaixo retrata como fica o visual da areia da praia após a cata do corrupto.

Visual da Praia Pós Cata da Isca Para Pesca de Praia - Corrupto
Por | 2017-08-04T22:05:35+00:00 22/07/2017|Categorias: Dicas|Tags: , |2 Comentários

Sobre o Autor:

Pescador esportivo, ex-comerciante do ramo da pesca, agora dedica seu tempo a produzir e compartilhar conhecimento adquirido ao longo dos anos em pescarias, em contato com os maiores pescadores do Brasil, frequentando feiras nacionais e internacionais.